Ter o negócio próprio é o sonho de muita gente, mas por quê?
Pela grande quantidade de benefícios e vantagens, e nesse post irei lhe mostrar 7 delas. Então se você também tem esse sonho mas tem certos receios, espero que ao final desse artigo você esteja mais motivado a seguir com a ideia de abrir o negócio próprio.
Vamos às vantagens:
#1 Ser o seu próprio chefe
Uma vez que você abre seu próprio negócio, você não vai ter nenhum chefe ou superior que te dê ordens e te passe tarefas. Você é livre de pressão. Talvez muitos não se importem, mas há uma grande parcela da população que não gosta de seu chefe, pois precisa lidar com cobranças toda hora, ou porque o acha muito autoritário, ou porque odeia aguentar o mal humor do mesmo sem poder fazer nada. Com o negócio próprio você é o seu próprio chefe, e inclusive, se futuramente você pretende expandir os seus negócios, é você que recrutará uma equipe e será o chefe dos funcionários contratados.
#2 Flexibilidade de horários
Acordar cedo, voltar tarde, pouco tempo de intervalo, etc… Isso tudo faz parte dos pontos negativos de trabalhar para alguém ou alguma empresa. Você precisa se sujeitar aos horários estipulados.
Claro, isso é absolutamente normal, e dependendo do tipo de negócio que você abrir você deverá cumprir horários parecidos, mas a liberdade não deixa de existir. Algumas pessoas, por exemplo, preferem trabalhar no turno da noite/madrugada, horário em que estão mais dispostas e inspiradas de forma criativa, ou outras preferem começar a jornada de trabalho às 9 ou 10 horas da manhã, pois quando acordam cedo se sentem sonolentas e não conseguem ter o máximo de proveito de sua capacidade. Com o negócio próprio você faz o seu o próprio horário.
#3 Trabalhar em casa (ou onde preferir)
Além de ser seu próprio chefe e ter os horários que deseja, ter seu próprio negócio possibilita você trabalhar onde desejar. É muito comum iniciar um negócio utilizando o home office, que nada mais é do que usar sua casa como escritório. Você pode adaptar algum cômodo (ou até mesmo uma escrivaninha) em um ambiente de trabalho. Organize o local, decore com livros, fotos ou o que desejar. O importante é você se sentir bem, e se sentir confortável, livre de distrações.
Investir em um notebook pode trazer ainda mais liberdade de escolha do local de trabalho, pois se você tem problema de falta de concentração em casa, com um computador portátil você pode se deslocar para um local que te deixa mais à vontade, como café ou uma praça calma.
#4 Fazer o que gosta
Fazer algo que gosta é fundamental para fazer algo bem feito, e os motivos são óbvios. Fazer algo a contragosto pode ser levado como obrigação, e com isso não é depositado esforço suficiente na tarefa realizada, obtendo resultados que poderiam claramente ser melhores. Por isso, é de grande importância começar um negócio que vai te trazer prazer em realiza-lo, e isso inclusive é um dos 6 passos fundamentais que listei para você começar o negócio próprio, e eles podem ser vistos no e-book gratuito que disponibilizo nesse link. Lembre-se que você vai abrir o seu negócio e que antes disso você pode escolher em qual área vai ser. Escolha com sabedoria, pensando também na sua satisfação em realizá-lo.
#5 Você é responsável pelos seus lucros
Não tem sensação melhor de receber bons resultados e saber que vieram diretamente do seu próprio esforço e dedicação. Isso, além de ser gratificante, traz ainda mais motivação para expandir metas e alcançar os próprios objetivos. Trabalhando em uma empresa o seu trabalho gera lucros para o dono, e por mais que você tenha possibilidade de ganhar promoções e reconhecimentos, isso pode demorar. Mas tendo o seu próprio negócio você colhe o que você planta.
#6 Benefícios fiscais
Ter uma empresa podem trazer muitos benefícios fiscais, como maior facilidade para conseguir um financiamento bancário ou pagar menos em um plano de saúde, vantagens que não estão no alcance de pessoas físicas.
#7 Oportunidade de crescimento
Você persistiu, se dedicou e seu negócio começa a dar certo. O que você passa a querer? Que ele cresça ainda mais! Uma vez que você é responsável pelo seu próprio negócio, é você quem decide como e para onde ele vai se expandir. Se os primeiros resultados agradáveis estão surgindo, amplie suas metas, trace novos objetivos e busque sempre o crescimento constante.
Certamente isso não acontece da noite para o dia, mas um negócio de sucesso traz uma evolução muito mais rápida do que ter que aguardar uma possível promoção de cargo.
E então, se sente mais motivado? Espero que sim!
Sabemos que pode parecer mais confortável possuir um emprego de carteira assinada, mas coloque tudo numa balança e pense bem no que você quer pra você. Às vezes pode valer a pena arriscar. Não deixe que medos e receios tomem conta de você, senão você não irá a lugar algum. Lembrando que deixei disponibilizado gratuitamente um e-book com 6 passos simples mas fundamentais para iniciar o seu próprio negócio. Até a próxima!
Bons negócios para você!