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16Abr, 2019

Como lidar com cliente chato

Esse artigo vai te ensinar a como lidar com cliente chato, mas lembrando que cada situação é uma situação diferente. Serão apenas algumas dicas com base nas experiências que vivi. Espero que ajude você de alguma forma e te prepare para possíveis situações embaraçosas com clientes.

Infelizmente, quem tem um negócio próprio precisa se preparar para isso, pois nem todos os clientes são fáceis de serem atendidos. Quando abri meu negócio sinceramente não esperava por isso. Na verdade nem imaginava a possibilidade de me incomodar com alguém. Porém, descobri que isso não é nada incomum.

 

Por quê clientes chatos podem te fazer mal?

Quando se tem um negócio próprio, seja você provedor de um produto ou serviço, o que você mais quer e precisa é de clientes. Afinal, são eles que te trarão lucro e possivelmente ajudarão o seu negócio a crescer recomendando seus serviços para outros.

Porém, os clientes nem sempre são como queremos. Muitas vezes eles podem ser chatos de diversas maneiras, e isso pode acabar nos prejudicando. Você pode acabar se estressando com a situação, afetando o seu humor de forma negativa, e consequentemente atingindo na sua produtividade. É muito ruim perder o sono com esse tipo de pessoa, ainda mais se for seu cliente. Por isso estou escrevendo esse post com dicas de como lidar com cliente chato.

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Veja abaixo algumas possíveis situações e dicas que podem te ajudar. Isso tudo é baseado nas experiências desagradáveis que eu mesmo tive com alguns clientes chatos.

 

Cliente muito exigente que nunca está satisfeito

Todo mundo conhece aquela frase que diz que “o cliente sempre tem a razão”.  E claro, não podemos ignorá-la, mas também não podemos levá-la ao pé da letra. Muitas vezes haverão clientes que nunca ficam satisfeitos com o seu trabalho, e eu mesmo passei por situações assim. Houveram vezes em que o cliente pediu para eu mudar todo o meu trabalho (sou desenvolvedor de websites), e mesmo depois de ter alterado tudo conforme ele pediu, novamente ele quis alterar tudo.

Isso é estressante, mas devemos manter o equilíbrio e seguir o desejo do seu cliente, pois queremos que ele fique satisfeito no final. Se ele insistir em sempre querer fazer alterações no seu serviço, tente fazer com que ele entenda isso, mas de forma delicada e indireta. Nunca seja rude com seus clientes!

 

Cliente que acha que tudo é simples e fácil

Esse é um dos tipos mais comuns de clientes chatos, e está ligado com o tipo anterior. Esse tipo de cliente não entende nada do seu serviço, por isso acha que tudo é muito simples e fácil de se executar. Como desenvolvedor, eu sei o que é fácil e o que é difícil de implementar, e muitas vezes ouço clientes falando de coisas complexas como se fossem simples.

Aqui também é necessário paciência, pois você deve fazer com que o seu cliente entenda que não é tão simples quanto ele pensa. Lembre-se de que você tem o expertise, e não ele. Então, basta explicar que ele provavelmente vai entender.

 

Cliente que não te dá retorno e não te envia o que você precisa

Estou falando desse tipo de cliente porque é muito comum na minha profissão. Como desenvolvedor de websites, eu sempre preciso que o cliente me passe algum material. Fotos, textos, seu logotipo, etc. Sempre estipulo isso no contrato como responsabilidade deles, e coloco prazos. Mas você acha que eles ligam para isso?

O cliente, por estar pagando, quer que tudo se materialize pronto na frente dele. Nesses casos, você deve entrar em contato constantemente cobrando, afinal, é obrigação dele te retornar com o que você precisa. Apenas faça ele entender que a colaboração dele é essencial para você finalizar o seu trabalho.

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Cliente que enrola para pagar

O pior de todos os tipos de clientes chatos. Muitas vezes você finalizou o seu trabalho, entregou, e nada do seu pagamento. Isso é muito estressante, pois temos o direito de receber nosso dinheiro e ele nunca vem. Por isso eu bato na tecla de que um contrato de serviço é muito importante!

Eu sempre faço contratos (exceto em casos de projetos bem pequenos de valor baixo), pois caso isso aconteça eu tenho a assinatura do cliente comprovando o compromisso e obrigações dele para mim. Ter essa segurança me livra de se preocupar com a inadimplência dele. Se ele se negar a me pagar, dou um tempo para ele e entro em contato mais algumas vezes. Caso mesmo assim eu não receba o meu pagamento, eu o coloco na justiça, e com total direito.

 

As situações que citei agora foram puxadas para o que eu vivencio na minha rotina de trabalho, mas creio que você pode tirar alguma coisa desse post e aplicar no seu negócio. Clientes chatos existem, e muito. E sim, eles são um saco. Mas não vale a pena se estressar com eles. Continue motivado e rendendo ainda mais, ignorando esse tipo chato, pois assim seu negócio continuará crescendo ainda mais!

Bons negócios pra você!

 

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