Quero abrir meu negócio
04Dez, 2018

Decidi fazer este arquivo com dicas de como organizar o home office pois essa também é a minha realidade e tive que adaptar ele para o meu trabalho. Uma vez que sou desenvolvedor de websites e empreendedor digital, meu computador é minha principal ferramenta, e o local que ele se encontra automaticamente vira meu local de trabalho. E como trabalho em casa, trabalho em home office.

Particularmente acho perfeito para mim, pois estou no conforto do meu lar e tenho privacidade o suficiente para conseguir me concentrar no meu serviço. Mas isso também pode ser uma moeda de dois lados, visto que em casa tenho instrumentos de lazer, como video-game, televisão, etc, e preciso deixar isso de lado enquanto estou trabalhando. Levando isso e outros pontos em consideração, segue algumas dicas para você organizar o seu home office:

 

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Acredite, você vai sujar seu ambiente de trabalho sem nem mesmo se ligar. Ainda mais se você, como eu, tem costume de comer enquanto trabalha para economizar tempo. Farelos, pacotes de bolacha/salgadinho e outras coisas vão acumulando e deixando o seu ambiente de trabalho sujo e desorganizado. E mesmo se você cuida nesse quesito, naturalmente o ambiente irá ficar sujo devido à poeira, que pode prejudicar sua saúde (principalmente se você sofre de rinite alérgica que nem eu) e até seus periféricos, ao acumularem muita sujeira.

Leia nosso E-book GRATUITO: 6 PASSOS PARA INICIAR O SEU NEGÓCIO. Download aqui!

Igualmente importante à limpeza, a organização também é indispensável. Você precisa deixar perto de você os materiais que você mais utiliza, e se eles estão mal organizados você perderá um tempo que pode ser valioso procurando. Então, recomendo que no final de cada dia você dê uma organizada no seu home office. Apenas coloque cada coisa em seu lugar, e o lixo no lixo. Para uma limpeza maior, que envolve passar um pano e tirar poeira, isso pode ser feito uma vez por semana.

 

Utilize um ambiente bem iluminado

Não é legal trabalhar no escuro e, como dizia minha avó, “forçar as vistas”. Sua visão irá agradecer se você trabalhar em um local com uma boa iluminação, e melhor ainda se for iluminação natural, que vai poupar gastos com energia.
Quando montei meu home office, eu posicionei a escrivaninha que meu computador fica de frente para a janela, e o meu erro foi que no fim das manhãs e começo das tardes eu mal conseguia trabalhar por excesso de iluminação. O sol ficava de frente pra mim. Então deve-se levar em conta o posicionamento das janelas e evitar o problema que eu tive.

 

Decore conforme o seu gosto

Se você trabalha em home office provavelmente a casa é sua, ou pelo menos o cômodo. Por isso, torne o ambiente agradável e decore-o conforme seus gostos de modo que você se sinta mais à vontade enquanto trabalha. Aí a criatividade é o limite: quadros, posters, enfeites, plantas. Eu, por exemplo, pendurei alguns quadros de filmes que gosto e fiz desenhos na parede.

É algo que pode ser trabalhoso, mas a sensação de trabalhar em um ambiente personalizado por você mesmo é muito agradável. E acredito fortemente que isso influencia no seu rendimento. Mas cuidado para não encher de coisas que vão dar trabalho pra você cuidar (vide a primeira dica).

Se você busca dicas para decoração de home office, pode procurar no Pinterest.

Quero abrir meu negócio

Invista em acessórios

Em home office você não terá um patrão que invista na estrutura para melhorá-la para você. Então faça isso você mesmo. Procure deixar a usabilidade do seu ambiente de trabalho cada vez melhor. Vou dar mais alguns exemplos de mim mesmo:

Por morar no centro da cidade, há muito barulho durante o dia, e percebi que isso estava contribuindo para a minha falta de atenção. Então, decidi investir em um headphone. Agora se eu me sinto incomodado com barulho externo, coloco o fone e encontro alguma música que me agrade no Spotify.

Outro problema que eu enfrentava, é que às vezes preciso trabalhar de noite (alguns dias até de madrugada), o que dificultava para mim enxergar as teclas do teclado. O que eu fiz para solucionar isso foi comprar um teclado melhor com iluminação nas teclas. Não me arrependo nem um pouco disso.

Deixe as distrações fora do seu alcance de visão

No meu caso, o problema é o video-game. Se ele ficar no meu alcance de visão não basta muito tempo para eu bater os olhos nele e começar a pensar em “jogar só um pouquinho, depois continuo o trabalho”. Mas a gente sabe que não é bem assim. Ninguém é de ferro, por isso sugiro deixar os instrumentos de lazer longe de você na hora do trabalho. Se possível em outro cômodo.

Bom pessoal, espero que essas dicas ajudem vocês a montarem um ambiente de trabalho agradável que faça vocês renderem bastante. Tenham sempre em mente que é daí que sairá grande parte dos seus esforços. Até a próxima!

Bons negócios pra você!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *