Quero Abrir Meu Negócio
08Jan, 2019

Trabalhar como freelancer em 2019. Como?

É sempre bom encontrar um modo de ganhar renda extra, não concorda? E um ótimo jeito para isso é virar freelancer. Desse modo você pode aumentar seus ganhos realizando trabalhos em tempo livre, ou pode se tornar freelancer em tempo integral, se dedicando somente para isso.

As pessoas que entram em contato comigo dizem que a pior parte para abrir o negócio próprio é juntar dinheiro. Dizem ter muita dificuldade pois gastam com outras coisas e sobra muito pouco do salário. Por isso resolvi fazer esse post, já que fazendo freelas você pode adquirir uma graninha boa. Essa pode vir a ser um cofrinho para você investir futuramente no seu negócio próprio, ou fazer uma viagem quem sabe. Enfim, o que você quiser.

 

O que é Freelancer?

O freelancer é um profissional autônomo, ou seja, ele trabalha para pessoas ou empresas sem carteira assinada. Esse profissional possui facilidade em encontrar trabalhos no mercado digital, até porque há várias plataformas específicas para isso.

Os freelancers normalmente são designers, programadores, redatores, fotógrafos, jornalistas, etc. Eles serão contratados por um certo período de tempo para realizar determinado serviço. Após isso, o freelancer recebe o seu pagamento e o contrato está encerrado. Simples assim.

Leia nosso E-book GRATUITO: 6 PASSOS PARA INICIAR O SEU NEGÓCIO. Download aqui!

Há muitos que vivem apenas de freelas, trabalhando em home-office e pagando suas contas com os ganhos dos jobs. Mas a maioria das pessoas utiliza os freelas para fazer uns ganhos a mais, trabalhando fora do horário de expediente normal, como de noite ou em fins de semana.

 

Como ser um bom freelancer

É necessário ter algumas características para se dar bem como freelancer. Um exemplo disso, é que o freelancer precisa ser organizado e ter compromisso com seu serviço. Você foi contratado, logo precisa honrar o seu contrato e entregar o seu trabalho bem feito, dentro do prazo. Se você fizer um serviço de má qualidade, já ficará queimado com o seu cliente.

Ainda, é interessante ter um portfólio para apresentar aos clientes. O porftfólio vai servir como um currículo, e nele contará os seus melhores trabalhos. Dessa forma, a pessoa que quer te contratar conhecerá bem os seus serviços, e se ela gostar, provavelmente você será contratado. Uma plataforma muito famosa para exposição de portfólios, principalmente para designers, é o Behance.

Outra característica que pode te ajudar como freelancer é saber fazer networking. Isso quer dizer que você deve saber fazer contatos com outras pessoas e manter elas na sua rede profissional, pois dessa forma fica muito mais fácil conseguir empregos. É muito mais fácil adquirir recomendações se você tem um networking extenso com profissionais de qualidade e clientes grandes.

E finalmente devo dizer que o freelancer precisa ser resiliente. Isso quer dizer que você precisa se adaptar ao cliente que você está prestando serviços no momento. Em breve você será contratado por um novo cliente, e deverá fazer uma nova adaptação ao estilo desse último. E assim por diante.

 

Aonde arrumar freelas

O nome para o serviço que o freelancer faz é freela. Um jeito de arrumar freelas é divulgando seu trabalho justamente através das já comentadas networkings. Avise o pessoal que você está trabalhando como freelancer e aceitando trabalhos. O boca a boca pode ser muito poderoso. Caso você já tenha trabalho com pessoas ou empresas antes, entre em contato lembrando-as que você está a ativa novamente.

Você pode também utilizar redes sociais para divulgar que está aceitando freelas. Se você tiver uma página profissional no Facebook, melhor. Pode pedir para seus amigos compartilharem para você, ou utilizar anúncios pagos para divulgação.

E se tiver um site com seu portfólio, use o google para trazer tráfego até ele, e consequentemente clientes. Poste conteúdo relevante no seu site utilizando técnicas de SEO, ou use o Google Ads para promovê-lo e conseguir bastante acesso.

Quero abrir meu negócio

 

Sites para Freelancers

Mas um dos jeitos mais utilizados pelos freelancers para arrumar freelas são as plataformas específicas para isso. Essas plataformas são sites que fazem a ponte entre os contratantes e os freelancers. Lá você vai encontrar várias propostas de serviço e poderá se candidatar a elas, concorrendo assim com os outros freelancers que também se candidataram. O contratante irá escolher o que preferir e dar o freela para ele.

A maioria dessas plataformas são de utilização gratuita, mas limitada. Os freelancers mais experientes costumam adquirir planos pagos dessas plataformas para ter alguns recursos a mais. Um exemplo disso é o número de vezes que você pode se candidatar para propostas de freelas. Se você utiliza o plano gratuito, terá um número limitado de vezes. Se utiliza um plano pago, esse número aumenta bastante.

Então perceba que essas plataformas tem seus pontos ruins, mas não podemos negar que nelas há muitas oportunidades para quem quer trabalhar como freelancer. Deixo algumas dessas plataformas para vocês conferirem:

Workana;

99freelas;

99designs;

UpWork;

Guru;

 

Então, vale a pena trabalhar como freelancer?

Se você busca renda adicional e presta serviços de qualidade, principalmente nas áreas citadas nesse post, sim! Pense comigo: Se você trabalha em uma agência de publicidade, por exemplo, o que te custa pegar um cliente por fora para fazer freela como social media, gerenciando a página dessa pessoa? Você planeja os posts no fim de semana e posta eles nos dias determinados. Dinheiro fácil!

Não é tão fácil quanto parece arrumar freelas, pois todo mundo sabe que “dinheiro não cai do céu”. Mas o que te custa tentar conseguir alguns? Vai da sua determinação!

Espero que esse post tenha te auxiliado em algo, e que você possa utilizar freelas para conseguir um dinheiro a mais em 2019. Isso pode te aproximar ainda mais de realizar os seus sonhos. Até mais!

Bons negócios pra você!

 

4 Comentários

  • Luiza Janeiro, 2019 @ 23:09

    Muito bom, me ajudou bastante!

    • Otávio Rangel Janeiro, 2019 @ 1:05

      Estamos aí pra isso, Luiza!

  • Jefferson Barbosa Janeiro, 2019 @ 0:21

    Olá sou estudante de desenvolvimento web e queria saber se posso conseguir algum freela mesmo sem dinheiro pois nao tenho emprego e moro com meus pais.

    • Otávio Rangel Janeiro, 2019 @ 15:54

      Claro que pode, Jefferson! Dá uma olhada nas plataformas indicadas no post, e procura também grupos do Facebook voltados pra sua área, como Desenvolvimento Front-End, por exemplo. Sempre rola alguém precisando de um freela por lá. E se você já tem algo em seu portfólio, não tenha vergonha em divulgar no seu próprio Face, pois pode ser que você arrume um freela com alguém aí da sua região mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *